Dados e Análises

Nos últimos anos, várias iniciativas na área da Segurança Pública e da Justiça Criminal emergiram, procurando dar conta das questões relativas à eficiência da ação policial, ao acesso à justiça, à reforma da legislação penal, à reforma das prisões, ao controle do crime organizado e da corrupção, ao controle da ação policial, da tortura e da discriminação, ao policiamento comunitário, entre outras iniciativas que merecem ser recenseadas e melhor avaliadas. Há ainda muita dificuldade para que os pesquisadores e interessados em geral tenham acesso aos dados sobre políticas de segurança pública no Brasil.

Adriano Vizoni/Folha Imagem

As organizações da sociedade civil, universidades e centros de estudos procuraram interferir no diagnóstico, na implementação e no controle da violência urbana e, principalmente, no acompanhamento de novas estratégias e políticas na área. Assim, foi sendo gerada uma quantidade inaudita de informações, estratégias, políticas, ações que mereceram ampla divulgação e amplo conhecimento. Entretanto, as políticas de segurança persistem no paradigma tradicional baseado na repressão ao crime e aos compportamentos considerados inadequados. O problema é que indivíduos que não cometem necessariamente crimes continuam sofrendo ações policiais ilegais com base apenas em julgamentos de valor e em critérios subjetivos, violando direitos e abrindo espaço às zonas cinzentas da violência.

Victor R. Caivano/AP www1.folha.uol.com.br

É necessário tornar o conhecimento acessível aos gestores da segurança e aos cidadãos de uma forma geral. Para muitos, estamos diante da emergência de um novo paradigma da violência e do crime e da necessidade de implementação de novas formas de gestão da segurança, que passam necessariamente pela parceria com a sociedade civil, pelo controle social das políticas públicas e pela incorporação do modelo empresarial de segurança, baseado na análise de risco e na redução de prejuízos materiais, sociais e subjetivos. A segurança pública é atualmente um excelente laboratório de práticas sociais e cidadãs de administração de conflitos. Estamos num momento em que as políticas de segurança pública devem passar por essa nova etapa, que se inicia com a avaliação do passado, a visibilidade do presente e a definição de diretrizes para o futuro.

Para dados sobre segurança pública e taxas de crimes, acesse aqui.