Brasil sem Homofobia

Brasil sem Homofobia

O Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB (Gays, Lésbicas, Transgêneros e Bissexuais) foi lançado no ano de 2004 através de uma articulação entre governo federal e sociedade civil organizada. O programa procura ampliar e fortalecer o exercício de cidadania no Brasil, estabelecendo bases para políticas públicas que visam incidir no combate a homofobia. O plano mapeia um conjunto de medidas para a implantação de uma política de combate a violações de direitos humanos de GLTB e inspira olhar diferentemente populações marginalizadas.

No programa estão enunciados anseios e disputas de nossa atualidade, elementos das lutas por reconhecimento de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, bem como subsídios de práticas de governo de combate à violência e impunidade, educação e saúde para GLTB. O programa vem sendo coordenado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do governo federal. Observa-se que vêem multiplicando suas ações desde o lançamento oficial.

Entre as ações que o plano sinalizou e vêem concretizando destacamos a constituição dos Centros de Referência em Direitos Humanos para prevenção e combate a homofobia, espaços onde as populações homossexuais encontram informações, orientações e apoio em casos de violência, desrespeito e discriminação. O governo federal convocou recentemente a “Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT)” que acontecerá em Brasília no período de 6 a 8 de junho. Os temas da conferencia são: “Direitos Humanos e Políticas Públicas: O caminho para garantir a cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT)”. O encontro se propõe a discutir políticas públicas e a elaboração do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de GLBT, bem como avaliar e propor estratégias para fortalecer o Brasil sem Homofobia - Programa de combate à violência e à discriminação contra GLTB e de promoção da cidadania homossexual.

Acesse o programa Brasil Sem Homofobia


 

Conheça a relação de Centros de referências em direitos humanos para prevenção e combate a homofobia no Brasil


 

Acesse site oficial da Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT)